terça-feira, 27 de agosto de 2013

A importância da Educação a Distância no Brasil - Atualizado!


Educação a Distância ou simplesmente EaD, é a modalidade de aprendizagem em que os educadores e os aprendizes interagem entre sí, sem necessariamente estarem no mesmo lugar. Nessa modalidade o conhecimento chega ao aluno pela utilização didática de Tecnologias, principalmente pela internet, mas existe outros meios menos utilizados atualmente, como o correio, o rádio, a televisão, entre outros, todos eles possuem o mesmo princípio: o professor ensina a distância, separado no tempo e no espaço, do aluno, e eles interagem virtualmente de forma assíncrona ou síncrona.
No Brasil, o atual modelo da EAD foi herdado da Espanha, esse modelo percebe uma crescente necessidade de aperfeiçoamento para ajustar-se as nossas particularidades, motivadas pela grande demanda de alunos não atendidos por entidades do ensino tradicional, o presencial, pelas distâncias continentais e ainda, por motivos econômicos e sociais. A partir da aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996 e do Decreto n.º 5.622, de 19.12.2005, que regulamentou o Art. 80 daquela Lei, tornou-se obrigatório o credenciamento e renovação para oferta de educação a distância, o que provocou uma grande mobilização de entidades e universidades públicas brasileiras.
É neste contexto que a Educação à Distância surge como um modelo capaz de superar os desafios educacionais do nosso país continente. Conforme afirma Blois (2000), o Brasil se caracteriza por ser um espaço democrático de convivência de ofertas de EaD e favorecer o atendimento aos excluídos, cumprindo o seu papel de escola para muitos, por iniciativa tanto de instituições públicas quanto privadas.
A importância da Educação a Distancia no Brasil vai muito além da preparação de futuros profissionais, a EaD se tornou uma das mais importantes ferramentas de difusão do conhecimento e de democratização da informação, colaborando significavamente para o desenvolvimento social e tecnológico do Brasil.

Fonte:
BLOIS, M.M Do Ensino por Correspondência à Internet – A Busca da Democratização do Conhecimento. Revista CREAD, Miami, n.9, p.29-38, 2000.
BRASIL. Lei nº 9.394/96. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, 1996.
______, Decreto Lei 5.622 de 19/12/2005.
FREDRIC M. Litto & FORMIGA, Marcos. Educação a distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson, 2009.


http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=KsvQttYUA_Q

Nenhum comentário:

Postar um comentário